O Paraná possui 549 leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto disponíveis exclusivamente para tratamento de pacientes com o novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O relatório com a distribuição das vagas por região foi obtido pelo Boa Noite Paraná, da RPC, e divulgado nesta quinta-feira (14).

Segundo os dados da secretaria, além dos 549 leitos de UTI adulto, distribuídos em 27 cidades, a rede de saúde do estado possui 37 leitos de UTI pediátrica exclusivos para tratamento da Covid-19.

O boletim divulgado pela Sesa, na quarta-feira (13), aponta que o estado registrou 2.063 casos da Covid-19. O número de mortes pela doença é de 119.

Com a divulgação dos números e da distribuição de vagas, a secretaria também reforçou que nem todos os leitos estão prontos para funcionar.

“A cada semana algum serviço vai abrindo as portas, vai ampliando, eram 532 leitos, já são 549 leitos, e vamos ampliando de acordo com a nossa necessidade”, disse o secretário estadual de saúde, Beto Preto.

O secretário destacou ainda que a Sesa possui um plano traçado que pode, em caso de necessidade, abrir mais 590 leitos de UTI adulto exclusivos para pessoas com covid-19.

Beto Preto ressaltou que as equipes analisam a taxa de ocupação que, ao chegar a um limite, será definida a abertura de novas vagas.

“A estratégia toda, em outros estados, fala em 80% de ocupação. Como a questão da virada da Covid é muito rápida, nós estamos trabalhando com um número de 60%”, disse.

Relatório da Sesa revela em quais cidades e hospitais há leitos pediátricos e adultos para tratamento da Covid-19 — Foto: Ari Dias/AEN

Relatório da Sesa revela em quais cidades e hospitais há leitos pediátricos e adultos para tratamento da Covid-19 — Foto: Ari Dias/AEN

Situação por macrorregiões

A Sesa dividiu o estado em quatro macrorregionais, para controlar o número de UTIs e acompanhar a ocupação dos leitos: norte, oeste, noroeste e leste. Veja, abaixo, a situação de cada uma.

Norte

Na macrorregião norte, são 79 leitos para adultos espalhados por cinco cidades. A ocupação dos leitos na região está em 39%.

As cidades do norte que possuem vagas de UTI adulto exclusivas para pacientes com coronavírus são:

  • Londrina;
  • Arapongas;
  • Apucarana;
  • Ivaiporã;
  • Jacarezinho;
  • Santo Antônio da Platina.

Segundo a secretaria, Londrina é a cidade com o maior número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19, com 36, no Hospital Universitário.

Oeste

No oeste são 71 leitos para adultos exclusivos para covid-19. A ocupação nas UTIs adulto na região oeste é de 15%.

Os leitos disponíveis estão em sete cidades do oeste:

  • Francisco Beltrão;
  • Cascavel;
  • Foz do Iguaçu;
  • Pato Branco;
  • Toledo;
  • Assis Chateaubriand;
  • Palmas.

Noroeste

Na macrorregião noroeste são 79 leitos, com ocupação de UTI adulto de 8%. Os leitos estão espalhados em sete cidades, incluindo Umuarama, Paranavaí e Maringá.

Confira, abaixo, as cidades da macrorregião noroeste que possuem leitos:

  • Maringá;
  • Umuarama;
  • Paranavaí;
  • Sarandi;
  • Colorado;
  • Campo Mourão;
  • Cianorte.

Leste

Ainda conforme os dados, no leste, são 308 leitos para pacientes adultos espalhados por cidades como Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa. A ocupação dos leitos de UTI adulto na região é de 38%.

As vagas de UTI para tratamento de adultos com coronavírus na macrorregião leste estão em:

  • Curitiba;
  • Campo Largo;
  • São José dos Pinhais;
  • União da Vitória;
  • Paranaguá;
  • Ponta Grossa;
  • Telêmaco Borba;
  • Guarapuava.

Os números mostram que as regiões norte e oeste têm, juntas, 150 leitos. As regiões leste e noroeste possuem 399 vagas para tratamento da doença.

“A macrorregião norte e a macro região oeste, ainda precisam de um reforço. Mas a macro região noroeste e a macro região leste, neste momento, tem um equilibro na oferta de leitos. Vamos continuar trabalhando com os números”, disse o secretário.

Vagas em hospitais de referência

Em Curitiba, o Hospital das Clínicas (HC) é considerado o maior do estado e também é o que mais possui leitos de UTI exclusivos para tratar a covid-19. Segundo a secretaria de saúde, são 61 vagas.

O Hospital Regional do Litoral do Paraná, localizado em Paranaguá, possui 10 leitos de UTI para o atendimento de pessoas com coronavírus em todo o litoral, conforme o relatório da Sesa. Na unidade, não há vagas de UTI pediátrica para o tratamento exclusivo da doença.

Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, possui 10 leitos de UTI para o atendimento de pessoas com coronavírus, conforme relatório da Sesa — Foto: AEN/Divulgação

Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, possui 10 leitos de UTI para o atendimento de pessoas com coronavírus, conforme relatório da Sesa — Foto: AEN/Divulgação

No Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, referência para o tratamento de covid-19 pelo SUS na região oeste, são 20 leitos disponíveis, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, três leitos estão ocupados.

As duas mortes por coronavírus registradas na cidade foram registradas no hospital. Um motorista de 55 anos, que morreu no dia 26 de abril, e um colega, de 42 anos, que trabalhava com ele na mesma empresa e morreu um dia depois.

Em Maringá, o Hospital Municipal tem atendimento exclusivo para pacientes com a Covid-19. A prefeitura e a Sesa não informaram qual é a taxa de ocupação da unidade.

Na UTI do hospital maringaense, está internado o ex-secretário municipal de meio ambiente, José Eudes Januário, de 59 anos. O paciente foi aplaudido pela família ao tomar um banho de sol pela primeira vez, durante o tratamento.

Taxa de ocupação, segundo os municípios

Secretarias municipais de saúde de Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel informaram a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para pessoas com o novo coronavírus.

Curitiba

De acordo com a secretaria municipal, a ocupação geral dos leitos de UTI tanto adulto quanto pediátricos é de 39% na capital. Dos 188 leitos de UTI adulto exclusivos para a covid-19, a taxa de ocupação é de 41%. Entre os leitos de UTI pediátrica, 19% estão ocupados.

O município informou que não há previsão de que mais leitos sejam contratados, mas, segundo o decreto 407, editado em março pelo prefeito Rafael Greca, há a previsão de uma rede única, tanto de leitos do SUS quanto de particulares.

Taxa de ocupação de leitos para adultos com Covid-19 em Curitiba aumentou para 41%, segundo a prefeitura — Foto: Reprodução/RPC

Taxa de ocupação de leitos para adultos com Covid-19 em Curitiba aumentou para 41%, segundo a prefeitura — Foto: Reprodução/RPC

O valor pago por leito contratado chega a R$ 1,6 mil. A prefeitura informou que, até esta quinta-feira (14) não foi necessário realizar a contratação porque há insumos e leitos suficientes.

Antes da pandemia, Curitiba já tinha 761 leitos de UTI (entre vagas do SUS e particulares). Para o combate à Covid-19, o plano criou mais 237 leitos do SUS exclusivos para pacientes com a doença, sendo que 209 já estão ativados e podem ser colocados em funcionamento de acordo com a necessidade.

Ponta Grossa

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Ponta Grossa, nesta quinta-feira, é de 20%, de acordo com a prefeitura.

O número mostra uma queda, em comparação com o índice registrado há uma semana. Na quinta-feira da semana anterior, a taxa era de 50%.