Uma família de nove pessoas de São Vicente, cidade da baixada santista, no litoral sul paulista, decidiu passar as férias de junho na cidade de Ribeira do Pombal, semiárido baiano, distante 280 quilômetros de Salvador, onde mantém uma casa. Todos, com covid-19, desembarcaram na tarde do dia 6 de junho, um sábado.

O diagnóstico da doença só foi descoberto a partir do momento que um membro da família manifestou sintomas, um dia após o grupo ter chegado à cidade baiana. Eles não passaram por nenhuma barreira sanitária no Estado. “Em Minas, fomos parados em todas as cidades que passamos. Na Bahia, isso não aconteceu”, disse um deles à reportagem. A família não quis ser identificada.

A secretária de saúde do município, Lakcelma Costa, afirma que amostras do alto e baixo trato respiratório desse familiar foram colhidas no terceiro dia que a paciente estava na cidade, para a realização do teste RT-PCR. “Temos o prontuário que confirma essa data”, ressaltou. Esta versão, porém, é contestada pela família, que garante que a testagem só ocorreu no quarto dia.

Leia a matéria completa no portal Banda B    foto:Divulgação