Se você e sua empresa não utilizam o LinkedIn, tenho uma péssima notícia: vocês podem estar perdendo oportunidades de vendas, chances de negócios e, claro, de encontrar e ser encontrado como talento por recrutadores.

Os dados sobre o LinkedIn impressionam: são mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, sendo mais de 42 milhões apenas no Brasil. A média é que a cada dois segundos um novo usuário se cadastre na maior rede social profissional da atualidade. A quantidade de empresas também é impressionante: são mais de 30 milhões de empresas cadastradas e 90 mil universidades.

Estar fora do LinkedIn é perder oportunidades de se tornar um profissional mais bem sucedido. Mas, a boa notícia é que ainda dá tempo de se tornar destaque nele!

A rede surgiu em 2002 com o intuito de divulgar vagas de emprego e currículos. Não que isso não ocorra hoje em dia, mas o LinkedIn vai muito além disso, com diversas funcionalidades para os profissionais e as empresas. O desenvolvimento das funções corporativas focou em três grandes áreas: Recursos Humanos, Marketing e Vendas.

Eu sou suspeito para falar, porque uso muito o Linkedin. É a minha principal forma de comunicação e produção de conteúdo (me adiciona lá https://www.linkedin.com/in/christopherpaes/) e por ali já fiz muitos negócios. O Linkedin é uma rede para negócios, você gera relacionamentos ali dentro para fazer negócios, essa é a grande diferença dela para outras redes.

Antes de criar o seu perfil, conheça as principais funções da plataforma:

1. Networking

Não importa em qual fase da sua vida profissional você está, sempre deve manter seus contatos “por perto”. E o LinkedIn é ideal para isso: converse com conhecidos, parabenize as conquistas, troque informações e, claro, faça novas conexões.

2. Aumente a sua credibilidade

Já que a rede é utilizada por milhares de empresas, por que não contar com ela para se estabelecer como um profissional e fortalecer sua credibilidade? Você consegue isso mantendo seu perfil atualizado e realizando atividades, como publicar bons textos, fazer contatos, interagir com suas conexões, etc.

3. Encontrar um emprego

Muitos recrutadores olham o perfil dos candidatos, por isso compreender como o LinkedIn funciona, manter o seu perfil atualizado, ter uma boa rede de contatos e trabalhar a sua credibilidade é fundamental.

O LinkedIn tem um grande potencial no mundo corporativo, pois através dele é possível encontrar talentos, vender produtos e fortalecer a sua marca. E para utilizar essa rede para os negócios, você precisará de estratégia e conhecimento:

Tenha um perfil campeão

O LinkedIn tem algumas classificações para os perfis, sendo a mais atrativo chamado de “perfil campeão”. Para a rede, ser campeão significa que você mantém um perfil completo o suficiente para atrair recrutadores e parceiros de negócio. De acordo com a plataforma, ter um perfil campeão aumenta em 40 vezes a chance de fechar um negócio.

Crie uma página para sua empresa

Separar o seu perfil pessoal do perfil da empresa é fundamental, pois eles são duas coisas diferentes para serem trabalhadas. Com uma página empresarial, é possível aplicar ações que fortaleçam a marca, engajem colaboradores e prospectem clientes.

Acompanhe influenciadores

Seguir aqueles que são considerados influenciadores na sua área de atuação é importante para aumentar o seu repertório de conhecimento e conteúdo, além de compreender as oportunidades que surgem através das interações.

Faça prospecção ativa

O LinkedIn é uma rede profissional, correto? Então nada mais certo do que utilizá-la para encontrar clientes e parceiros. Conecte-se a outros profissionais, interaja, envie mensagens e, até mesmo, aborde-os comercialmente.

Com todas essas dicas, agora é hora de você agir! Dedique um tempo da sua semana para explorar a plataforma, atualizar seu perfil, publicar textos interessantes e encontrar novos contatos!

foto: Lorena Pedroso

Por DPonta News