A PRF encerrou nesta terça-feira (15) a Operação Proclamação da República 2022. Na região dos Campos Gerais atendida pela Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Ponta Grossa constatou um aumento de fluxo considerável nas rodovias federais. Nenhum acidente com maior gravidade foi registrado nesse feriado prolongado.

Durante a operação, que contou com reforço de policiamento em todos os dias as equipes fiscalizaram 578 veículos e 632 pessoas, que resultaram em cinco motoristas flagrados conduzindo seus veículos sob efeito de álcool, sendo um deles encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito. Nove ocupantes de veículo estavam sem cinto de segurança; quatro crianças transportadas sem o dispositivo de retenção, a cadeirinha; e 23 ultrapassagens indevidas. Quanto aos motoristas profissionais, dois estavam com o exame toxicológico vencido. Além dos números citados, doze veículos foram recolhidos ao pátio por problemas na documentação ou por não apresentarem condições de segurança e vinte e três documentos foram retidos para regularização de problemas encontrados nos respectivos veículos.

Acidentes

Registrados 17 acidentes com dez pessoas feridas. Os principais tipos de acidente atendidos pelas equipes da PRF foram: saída de pista (35,3%), colisão com objeto – defensa – (29,4%) e colisão traseira (17,6%) que, juntos responderam por quase a totalidade das ocorrências (82,3%). Dentre as causas, o excesso de velocidade, defeito mecânico no veículo, falta de atenção e acúmulo de água na pista estão entre as principais.

Em 2021 foram dez acidentes com dez feridos, importante salientar que tivemos um aumento de registro de acidentes, pois a PRF passou a lavrar ocorrências onde, mesmo sem vítimas, ocorrem danos ao patrimônio da União, como avarias em defensas metálicas. As equipes da Delegacia de Ponta Grossa deram apoio a um grave acidente com uma pessoa em óbito e sete feridos no município de Ortigueira na BR 376 Km 373, trecho da Delegacia PRF de Londrina.

A PRF lembra que a segurança no trânsito é obrigação de todos e se coloca à disposição, pelo número 191 para caso de acidentes, denúncias ou qualquer situação que atente contra a segurança no trânsito.

da PRF