A equipe de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa realizou no início deste ano um gesto concreto na colaboração com a evangelização da igreja-irmã da Prelazia de Lábrea, no Amazonas. Percebendo a grande necessidade em sintonizar a caminhada da Paróquia São João Batista, de Canutama, com o processo de Iniciação à Vida Cristã foram enviados 196 livros da Coleção Sementes, entre manuais para catequistas (34, de cada um dos cinco tempos) e 26 do manual de Catequese com adultos. Cada comunidade da paróquia recebeu um kit.

Os manuais foram idealizados pela diocese e editados pela Editora Ave Maria. A aquisição e envio foram custeados pela diocese. “Recebemos com grande alegria e esperança os manuais de Catequese. Será uma importante contribuição na evangelização de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos, auxiliando na experiência pessoal de encontro com Jesus”, comenta o pároco, padre Osvaldo Pinheiro, contando que sua primeira ação, junto com o padre José Nilson Santos, foi convocar o Conselho Pastoral Paroquial para conhecer as lideranças e a caminhada paroquial e, na sequência, realizar a formação com os catequistas. “Este encontro despertou a necessidade de maior formação aos catequistas e de um bom material de apoio”, acrescenta o pároco.

A coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa, Flávia Carla Nascimento, cita que a ideia é que as formações mostrem como funciona o manual para que despertem a aptidão dos catequistas e eles possam usar a metodologia. “Para isso, foi enviado também slides e vídeo que explica o manual, preparando os catequistas”, explica a coordenadora.  As formações começaram no último dia 3, com o tema ‘Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal. Padre José. Nilson tem ajudado na espiritualidade, com ênfase na formação e exercício da leitura orante da Bíblia.

Antes disso, no dia 30 de junho, os catequistas da paróquia participaram de uma live promovida pela Editora Ave Maria. “Com os devidos cuidados do distanciamento e higienização todos tiveram uma primeira formação sobre os manuais da Coleção Sementes. Nosso desafio será fazer com que os manuais cheguem a todos os catequistas das comunidades ribeirinhas que, devido à pandemia, não foram visitadas este ano. Agradecemos todos os esforços da coordenação Bíblico-Catequética, na pessoa da Flávia, que não mediu esforços para nos ajudar”, enaltece padre Osvaldo.

A participação dos catequistas nas formações está sendo muito boa. “Faltava algo para enriquecer nossa experiência. A acolhida dos manuais está sendo maravilhosa. Está trazendo para nós muitos conhecimentos, através dessas formações. A expectativa é que nós possamos no final da Catequese formar nossos catequizandos verdadeiros discípulos seguidores de Jesus Cristo. Mas, para alcançar essa meta só os manuais não ajudam, porque ele é apenas um instrumento; temos que ser um catequista orante, e de muita determinação, e saber usar a criatividade para que isso aconteça”, avalia Francisco Darlison Matos, catequista da Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Para Michelle Batista, catequista da Comunidade São Pedro, os manuais vão dinamizar o processo de Catequese. “Um material rico para trabalhar com as crianças da idade das minhas. As expectativas são as melhores possível, pois já estou com várias ideias, especialmente para aquelas crianças tímidas e envergonhadas. Estou lendo o manual todos os dias e vejo quão bom ele é”, elogia.

Da assessoria