O recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes de remédios com o princípio ativo Losartana, indicados para tratamento de pressão arterial e insuficiência cardíaca, foi anunciado pela Sanofi Medley. De acordo com a empresa, trata-se de uma “medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos”. As impurezas citadas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula”. “Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo Losartana”, informou a farmacêutica por meio de nota.

Os seguintes remédios devem ser recolhidos: Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg, Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg, Valtrian® 50mg (losartana potássica) e Valtrian® 100mg (losartana potássica). Não há custos para o paciente. Quem utiliza essa medicação deve entrar em contato com o SAC da Medley 0800-703-0014, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00, para agendar a coleta. A empresa afirma que a medida está em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com órgãos internacionais.

A Sanofi Medley ainda recomenda que sejam consultados médicos ao interromper o tratamento e procurar outros remédios com o princípio ativo Losartana.

Informações: O Globo