O Athletico ainda tem 11 jogos pela frente em 2019, mas o clube já pensa em 2020. Enquanto Tiago Nunes comanda os titulares, Rafael Guanaes prepara caras novas para o próximo Paranaense. Assim como em seis dos últimos sete estaduais, o Furacão usará um time alternativo.

O Athletico ficou na 11ª posição do Brasileiro sub-20 e não conseguiu avançar às quartas de final. Essa equipe, porém, oferece nomes como o goleiro Bento, os zagueiros Welligton Rocha e Gabriel Fornari, os meias João Pedro e Jaderson e o meia-atacante Jajá.

Além deles, o zagueiro Walber e o atacante Vinícius Mingotti também surgem como opções. Eles chegaram a ser relacionados no 4 a 0 sobre o CSA, pelo Brasileirão, mas ficaram apenas no banco de reservas. Walber está emprestado ao Figueirense, e Mingotti está no time sub-20.

Além deles, jovens do grupo principal devem descer para a disputa do Paranaense. Com isso, o lateral-direito Khellven (18 anos), o lateral-esquerdo Abner Vinícius (19), o volante Erick (21) e os atacantes Pedrinho (19) e Vitinho (20) podem reforçar o time alternativo.

Jogadores que estão emprestados a outros clubes também são opções para 2020. É o caso do volante Léo Gomes (hoje no Vitória), dos meias Juan Boselli (no América-MG), Matheus Anjos e João Pedro (ambos no Paraná) e do atacante Bruno Rodrigues (também no Paraná).

Vale destacar que o Paranaense de 2020, diferente de 2019, não terá limite de inscritos – esse, inclusive, era um dos desejos do Athletico no arbitral. Com isso, o clube poderá rodar o elenco. Ou seja, jogadores do grupo principal podem atuar em partidas do estadual para ganhar ritmo.

No último campeonato, por exemplo, o Athletico colocou nomes como os zagueiros Paulo André e Zé Ivaldo e os volantes Léo Cittadini e Matheus Rossetto junto com os jovens dos aspirantes.

goleiro Anderson é um dos candidatos a jogar o estadual no ano que vem. Contratado para o grupo principal após defender Palmeiras e Santa Cruz, o jogador de 21 anos ainda aguarda a primeira chance.

Os titulares do Athletico serão preservados para as competições nacionais – Supercopa, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – e para a Libertadores. O início da temporada, porém, tem poucas partidas.

O jogo da Supercopa, contra o campeão do Brasileirão, será no dia 19 de janeiro. E a Libertadores começa na semana de 4 de março. Ou seja, o Furacão principal terá só um jogo oficial nos dois primeiros meses.

A tabela do Paranaense de 2020 será divulgada até 18 de novembro. O estadual terá uma primeira fase onde todos jogam contra todos uma vez. Os oito melhores avançam para as quartas de final – o mata-mata será disputado em jogos de ida e volta. O Athletico é o atual bicampeão.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/athletico-pr/noticia/athletico-prepara-os-aspirantes-para-o-paranaense-de-2020-veja-quem-pode-ganhar-uma-chance.ghtml