O vereador Geraldo Stocco (PV), relator da CPI da Saúde, divulgou um vídeo nesta terça-feira (22) explicando que protocolou um pedido de abertura de Comissão Processante Permanente (CPP) contra a Prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que pode resultar na cassação do mandato da chefe do Executivo.

Segundo o vereador, a medida é uma resposta ao caos na Saúde em Ponta Grossa. Entre as irregularidades apontadas no relatório final da investigação realizada pela CPI, protocolado nesta segunda-feira (21), estão 170 mortes nas duas UPA’s de Ponta Grossa, somente nos seis primeiros meses do ano de 2022; pagamento em duplicidade para empresas; prejuízo de R$ 70 milhões aos cofres públicos com o não pagamento de previdência dos funcionários; falta de médicos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ação ilegal de contração direta de empresas sem licitação, o que viola as leis 8.666/93 e a 14.133/21. Além do fechamento do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), que funcionava junto ao Hospital da Criança.

Stocco pontua que o pedido de CPP é uma forma para que os vereadores investiguem a fundo as irregularidades que a CPI da Saúde identificou. “Isso pode lá na frente, no ano que vem, resultar na perda de mandato da Prefeita Elizabeth, mas o foco aqui é a ajudar a cidade de Ponta Grossa, é cutucar, mostrar que estamos fiscalizando, estamos pressionando a Prefeitura, para que as coisas melhorem. As pessoas não podem mais sofrer, é por isso que eu fiz esse pedido”, afirma.

O pedido de CPP deve ser analisado pela Câmara Municipal na sessão ordinária desta quarta-feira (23), quando os vereadores irão decidir se aceitam ou não o pedido.

Clique aqui e confira o vídeo compartilhado por Geraldo Stocco