O Selo Clima Paraná, com o qual o Governo do Estado reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro. Essa é a 8ª edição do projeto, que é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Os participantes podem incluir inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e Governança).

Neste ano, o Selo Clima Paraná conta com novidades. A principal mudança se refere à metodologia, que além de atender a Política Estadual de Mudança Climática, passa a incluir, também, princípios propostos por iniciativas com as quais o Paraná possui alinhamento e acordos, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); as campanhas Race to Zero e Race to Resilience e a Declaração de Edimburgo.

Com isso, o Selo Clima Paraná contribui para que o Estado mantenha o reconhecimento de mais sustentável do Brasil e fortalece o conceito de produção com sustentabilidade.

Além de dar visibilidade às organizações que preservam os recursos naturais, a iniciativa busca incentivar as empresas paranaenses a reduzirem a “pegada de carbono”, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e, dessa forma, propiciar o crescimento socioeconômico aliado à conservação do meio ambiente.

“Para as empresas, o selo é importante porque ajuda a agregar valor e também a firmar negócios internacionais. Já para o Estado, essas informações das empresas nos auxiliam na elaboração de políticas públicas a fim de, cada vez mais, garantir um meio ambiente com menos emissão de poluentes”, destaca o secretário do Desenvolvimento Urbano e do Turismo, Everton Souza.

FORMULÁRIO – Neste ano foi elaborado um novo formulário adequado à metodologia que atende as mudanças introduzidas no programa. Podem se inscrever organizações de pequeno a grande porte instaladas no Paraná e, também, as prefeituras paranaenses. O selo será emitido dentro de quatro categorias (A, B, C e D), não mais três (Bronze, Ouro e Ouro Plus).

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de outubro no site Conexão Ambiental. Na aba Como Participar há um formulário para quem se enquadra na categoria organização (empresas, cooperativas, entre outros) e outro formulário para municípios (prefeituras).

O site também fornece explicações sobre como preencher o formulário e informações sobre os canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas.

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

Informações IAT