Mais 35 casos de sarampo foram confirmados em uma semana no Paraná, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (14). Com isso, o estado chegou a 3.405 confirmações da doença desde agosto de 2019.

Os novos casos estavam em investigação e se referem a amostras coletadas há mais de três semanas, informou a secretaria. Outras 1.681 suspeitas estão em investigação.

Das 35 novas confirmações, 27 foram em Curitiba, duas em Campo Largo, duas em Colombo, duas em São José dos Pinhais, uma em Piraquara, todas na Região Metropolitana de Curitiba, e outra em Ponta Grossa, nos Campos Gerais – que chegou ao terceiro caso.

A região metropolitana da capital concentra 1.018 casos, sendo 687 em Curitiba, de acordo com o boletim. A capital é seguida por Colombo, com 82 casos, e Pinhais, com 43 confirmações.

Surto da doença

“Seguimos com ações de bloqueio e de prevenção do sarampo, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba. O surto da doença ainda existe no Paraná”, afirma o secretário de Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, são necessários 90 dias sem registro de casos para que o estado saia desse patamar. “Por isso, reforçamos a importância da vacina”, orienta o secretário.

Conforme a Sesa, a doença é grave e altamente contagiosa. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Vacinação

Segundo a secretaria, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou em fevereiro e na etapa atual é dirigida à faixa etária de 20 a 49 anos.

“Estamos promovendo, com apoio das secretarias municipais, a vacinação em empresas e instituições que reúnem maior número de trabalhadores na faixa etária estabelecida pela campanha, evitando que a pessoa se desloque até um posto de saúde e garantindo a imunização”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.

PorG1https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/05/14/secretaria-de-saude-confirma-mais-35-casos-de-sarampo-em-uma-semana-no-parana.ghtml