A Prefeitura de Palmeira, a partir desta sexta-feira (1º), passa a implementar processos administrativos (internos e externos) de forma digital, visando desenvolver um governo cada vez mais digital, acessível e desburocratizado.

Através desta iniciativa, a população pode realizar o protocolo de pedidos/solicitações de forma online, não necessitando se deslocar até o Setor de Protocolo, na Central de Atendimento ao Cidadão. A modernização do governo faz parte do programa ‘Todos por Palmeira’, no eixo ‘Palmeira Exemplo’ e ação ‘Palmeira Digital’.

De acordo com o prefeito Sérgio Belich, “a implementação de processos digitais visa dar visibilidade à população e também aos servidores públicos, tornando as demandas mais dinâmicas, com fluxogramas mais flexíveis e capazes de agregar valor às rotinas administrativas. Temos um sistema informatizado de gestão moderno, com ferramentas necessárias e recursos humanos e tecnológicos certos para tornar a Prefeitura cada vez mais digital e participativa, inovando o ambiente público”, destacou.

Desburocratização

A medida em questão visa atender o disposto na Lei 14.129, de 24 de março de 2021, a qual dispõe sobre os princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública, assim como o Decreto Municipal nº 15.365 de 05 de maio de 2022. Também, tornamos a Prefeitura de Palmeira aliada junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Economia, agilidade e comprometimento

Com a adoção dos processos digitais, a administração municipal irá diminuir custos com os processos impressos. Somente no exercício de 2021, foram gerados 20.403 processos administrativos de forma física, resultando em altos gastos com materiais de expediente (papel, canetas, grampeadores, clips, etc) e impressões.

Nos últimos 20 anos, a Prefeitura de Palmeira gerou mais de 140 mil processos impressos, o que representa mais de três milhões de folhas de papel impressas, o equivalente a 300 árvores. Somente nos últimos cinco anos, foram gastos mais de R$ 500 mil com materiais de expediente.

De acordo com Belich, “ainda há uma necessidade de emancipar o cidadão e o contribuinte, ou seja, não deixando-os reféns de somente um atendimento presencial na Prefeitura. Com a implementação de processos de forma digital, o cidadão poderá solicitar suas demandas no conforto de sua própria casa, sem precisar dirigir-se presencialmente aos espaços públicos. Estamos cada vez mais na busca pela excelência na prestação de serviços, com qualidade ética, respeito ao cidadão e, principalmente, pela preocupação com a questão da segurança quando se fala no uso de sistemas informatizados, bem como as preocupações ambientais relativas à redução do uso de papel”, destacou.

 Acesso aos serviços

As aberturas de solicitações poderão ser feitas de forma online, através do e-SIC: https://palmeira.eloweb.net/protocolo

Para atendimento presencial, o munícipe deve procurar o Setor de Protocolo, localizado Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Luiza Trombini Malucelli, nº 134. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.

Caso tenha alguma dúvida em relação a abertura de solicitações ou acesso aos serviços públicos, entre em contato com a Prefeitura pelos telefones (42) 3909-5062 e (42) 3909-5000.

Estaremos sempre disponíveis para melhor atendê-lo!