A prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, informou nesta quarta-feira (30) que há risco iminente de desabastecimento de oxigênio no município devido ao bloqueio na BR-376, ocorrido após deslizamento de terra na noite de segunda-feira (28).

Segundo o Secretário de Saúde do município, Gabriel Modesto, há estoque para apenas três dias, já que o caminhão que iria levar os cilindros ficou parado na estrada por conta do bloqueio.

Profissionais da saúde que moram na Região Metropolitana também estão tendo dificuldades para chegar até Guaratuba para assumir os plantões.

Situação de emergência

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (29) o decreto (12.691/2022) que declara situação de emergência na região Leste do Paraná, que compreende municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. O decreto atende à recomendação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em razão das chuvas intensas que atingem a região desde o dia 25 de novembro.

A homologação da situação de emergência permite o apoio do Estado aos municípios atingidos, e caso tenha o reconhecimento federal, as cidades também recebem apoio da União. Além do envio de equipes e materiais, o decreto também possibilita o envio de recursos para esses locais, o que dá mais celeridade à recuperação das áreas atingidas para que a situação volte à normalidade.

Com informações do g1