Medida faz parte de um novo pacote de orientações de combate ao Coronavirus a ser adotado em Irati

A Prefeitura de Irati vai interditar os parques, praças, ginásios e locais públicos para prática de esportes da cidade a partir desta semana. A medida faz parte de um pacote de orientações a ser adotado para combater o crescimento do número de casos de Coronavirus (Covid-19) no município.

Segundo o coordenador da sala de situação da Covid-19, Agostinho Basso, a interdição é necessária porque a população não tem seguido o decreto municipal que determina a não-utilização destes espaços.

 Temos visto que o povo voltou a ir para o Parque Aquático, às praças, aos ginásios e campos para jogar basquete e futebol, sendo que o decreto está em vigor. Isto não foi afrouxado, está em vigor o distanciamento e a não-utilização destes espaços públicos.

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária irão intensificar a fiscalização e, se necessário, pessoas flagradas nestes locais serão multadas, de acordo com o que estabelece a legislação. A Polícia Militar também participará das ações.

 Pedimos que não vão aos parques, às praças públicas, não façam aglomerações, porque o risco é iminente.

O decreto determinando o fechamento destes locais deve sair até sexta-feira, 12.

Horários diferenciados do comércio

O comércio também deverá adotar horários de abertura e fechamento diferenciados. Os estabelecimentos poderão optar por abrir das 08h às 17h ou das 09h às 18h. Esta medida, segundo Agostinho, tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas (colaboradores das empresas e clientes). Os proprietários também deverão providenciar formas de fiscalizar e ordenar as filas dentro e fora dos estabelecimentos, respeitando a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

 Fomos questionados sobre o fato de a Prefeitura ter a obrigação de fiscalizar filas, mas não é assim. Aquelas filas não são públicas, mas de clientes, sejam de lotéricas, de bancos privados ou outros estabelecimentos. Não é uma fila pública, é de possíveis clientes que estão esperando para serem atendidos. A responsabilidade de manter a ordem e o distanciamento é dos empresários.

Informações /Imagens: Rádio Najuá