O número de mortos no terremoto devastador que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira (6) subiu para 33 mil, enquanto bombeiros buscam por possíveis sobreviventes quase uma semana após a tragédia.

De acordo com dados oficiais divulgados neste domingo (12), a Turquia já contabiliza 29.605 vítimas, e a Síria, 3.574, considerando tanto as áreas sob controle do regime de Bashar al-Assad quanto as zonas rebeldes. Com isso, o número total de mortos chegou a 33.179.

Hoje, um bebê de sete meses foi resgatado no distrito de Antakya, na província de Hatay, no sul da Turquia, depois de ficar preso sob os escombros por 140 horas. A informação foi revelada pela agência de notícias estatal Anadolu.

No bairro de Nizip, na mesma província, uma menina, cuja idade não foi revelada, foi retirada dos escombros 146 horas após o terremoto. Além disso, um homem de 35 anos foi resgatado com vida por equipes turcas e romenas após 149 horas.

Mais cedo, as autoridades turcas prenderam mais de 100 construtores nas 10 províncias afetadas pelo terremoto de magnitude 7.8 na escala Ricther. Todos são ligados a alguns dos prédios desabados e suspeitos de terem violado as normas de construção do país.

Foto: Arquivo/Reprodução

leia a matéria completa no iG