Morreu nesta quinta-feira (6) o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos, após sofrer queimaduras em um incêndio na manhã da última terça-feira (4), no apartamento onde morava, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo ator Pascoal da Conceição, amigo de Zé Celso, ao Estadão.

O diretor foi conhecido pela maneira excêntrica e ousada de montar suas peças de teatro. Iniciou a carreira como dramaturgo no final da década de 1950 com duas peças de sua autoria: “Vento Forte para Papagaio Subir” e “A Incubadeira”.

Em 1958 fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona, uma das companhias mais longevas do Brasil, tendo também uma grande atuação política. Desde 1961, o grupo ocupa um prédio localizado no bairro do Bixiga, no centro da capital paulista, que foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tombamento vai além do espaço físico do imóvel e resguarda também o ambiente de criação artística, reconhecendo o valor das práticas que são desenvolvidas.

Foto: José Celso Martinez/Instagram