O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, lança a nova Tabela 2023, com novas informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil. No total, o PBEV, que completa 15 anos, abrange 747 modelos e versões, sendo 68 modelos Elétricos (VE) e 48 Plug-in (VEHP). Uma das novidades é a autonomia no modo elétrico, informação adicional que passa a ser exibida na Tabela 2023 em quilômetros de alcance, para os VE e VEHP, facilitando o entendimento do consumidor.

A tabela antecipa alguns lançamentos, como a estreia da nova picape Chevrolet Montana, a nova Hyundai Tucson, o Peugeot E-2008 elétrico, os novos modelos elétricos EQA, EQB e EQC da Mercedes-Benz, o sedan elétrico JAC e-J7, os SUV elétricos Dongfeng Seres e BYD Yuan, e novos veículos comerciais elétricos das marcas BYD e do grupo Stellantis, e a volta da marca McLaren ao Programa, com seu super esportivo Artura Plug-in.

“Em comparação à tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km, e de aproximadamente 2% nos SUV compactos, queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no Programa”, comentou Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos (Divet).

Na tabela de 2023, três modelos tem o melhor consumo energético, todos elétricos da categoria subcompacto: Renault E-KWID, Fiat 500E e o Caoa Cherry Icar EQ1.

Dentre os veículos elétricos médios e grandes, os destaques ficaram por conta dos modelos Chevrolet Bolt, Peugeot E-2008 GT e os modelos da BYD D1/D2 180EV.

Já nas categorias SUV, destacam-se os estreantes BYD Yuan Plus 310 EV e Donfeng Seres, ambos elétricos.

Confira quais são os carros mais econômicos nas principais categorias em volume de vendas:

Hatches compactos 

O carro mais econômico do Brasil é o Peugeot 208 Like (foto), com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. É esse modelo que obteve a melhor marca na média entre cidade e estrada. De acordo com o Inmetro, o 208 Like faz 14,7 km/l em ciclo urbano e 16,3 km/l no rodoviário. Nem mesmo o levíssimos Kwid e Mobi, que são de categoria inferior, conseguiram superar o bom desempenho do Peugeot.

Sedãs compactos 

Com motor 1.0 aspirado, o Onix Plus (foto) marca nada menos que 13,6 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada. O sedã da Chevrolet vai bem até com seu motor mais potente, o 1.0 turbo. Os registros do Inmetro são de 13,4 km/l de gasolina em ciclo urbano e 16,9 km/l em rodoviário. Nos dois casos, as versões estavam com o câmbio manual de seis marchas.

SUVs compactos 

O SUV mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro, é o Fiat Pulse (foto) com propulsor 1.3 aspirado. Leve, e até considerado por alguns uma versão alta de um hatch, o modelo faz 12,5 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

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Com informações do Inmetro