O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi selecionado pelo Instituto Butantan, do governo de São Paulo, para participar da pesquisa da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. O recrutamento de voluntários para a pesquisa no Paraná poderá ser autorizado em um mês.

O HC será um dos 12 centros clínicos brasileiros a participar da fase 3 da pesquisa, que é o teste de eficácia. A vacina será testada em pelo menos 9 mil voluntários brasileiros de Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Ainda estamos numa fase burocrática, de adesão ao estudo. Fomos convidados pelo Instituto, a participação foi aprovada pela universidade, foi feito um convênio com o governo de São Paulo, mas a vacina ainda precisa de aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para ser importada e precisamos da aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa [Conep] para poder ser testada em humanos”, explica a pesquisadora responsável pela pesquisa no Paraná, Sônia Raboni.

Clique aqui e leia a matéria completa do Tribuna do Paraná

foto: Wikipedia