O acesso aos serviços públicos prestados por todos os órgãos e Secretarias do Poder Executivo Municipal estará a um clique da população. Isso porque, buscando uma gestão pública inovadora e inteligente, a Prefeitura de Guarapuava dá mais um passo em direção a modernização, com o novo programa Guarapuava Digital.

Lançado na manhã desta quinta-feira (13), o programa levará a administração municipal mais perto da população com a prestação de serviços públicos através da Plataforma Online GOV BR Processo Digital, da Governança Brasil, desenvolvida pela empresa 1Doc.

“Trabalhamos sempre para aproximar os serviços da Prefeitura da população e temos a ciência de que o uso da tecnologia, a modernização das nossas plataformas e a inteligência das ferramentas é fundamental para essa inclusão e aproximação. Precisamos estar acessíveis, perto da realidade dos nossos moradores e estar online é estar mais perto, atualmente.  Temos iniciativas de modernização já em prática em diversas frentes, como o Estar Digital, o Alvará Web, os processos licitatórios online e, agora, com o Guarapuava Digital, vamos ampliar nosso alcance como facilitadores do serviço público. Tenho certeza que esse é um passo marcante e inclusivo para a gestão pública de Guarapuava, um marco para a relação entre o cidadão e o poder público”, enfatizou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

A iniciativa garantirá a informatização dos serviços através da plataforma digital que integra a comunicação interna e externa em um ambiente virtual.  Assim, os chamados e documentos que tramitam de forma segura e agilizada entre os departamentos, estarão mais acessíveis, rápidos e práticos, mantendo aos guarapuavanos o acesso e acompanhamento dos processos do Poder Público com transparência. “A Prefeitura trabalha para atender o cidadão. Precisamos ter meios de acesso ágil, seguro, transparente e resolutivo utilizando o melhor que a tecnologia nos proporciona, uma vez que já vivemos na cultura digital”, considerou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

Para a deputada estadual, Cristina Silvestri, que  prestigiou o lançamento da plataforma, “a ferramenta será um modelo de gestão a ser seguido por outros municípios do Paraná. É uma forma de quebrar paradigmas nas relações entre poder público e a população, de trazer agilidade, mais transparência, equilíbrio e praticidade para esses serviços que são tão necessários para a comunidade”,  destacou.

Representando a Câmara de Vereadores de Guarapuava, o vereador Germano Toledo Alves, exaltou a nova ferramenta municipal. “É uma felicidade estar aqui e ser parceiro de mais um projeto dessa gestão que trará inovação e eficiência para os processos da Prefeitura. Será mais uma forma também para nós, representantes da população, podermos fiscalizar esses processos públicos com transparência”, avaliou.

Neste momento de pandemia, a informatização dos serviços na Prefeitura de Guarapuava se tornará também mais uma ferramenta importante para o cumprimento das medidas locais de enfrentamento à Covid-19, já que permitirá que protocolos sejam feitos pelo computador ou smartphone, sem exigir que os guarapuavanos se desloquem de suas casas até à Prefeitura.

“Estamos lançando agora a primeira etapa do Programa. No primeiro acesso, o cidadão fará um cadastro com seus dados pessoais e já poderá abrir um protocolo. A partir da segunda vez, basta acessar com o usuário e senha e ele poderá acompanhar os protocolos que estão abertos e realizar a abertura de outros. Inclusive, o novo serviço garante a emissão de boletos para dar continuidade nos processos. Já na segunda etapa, que terá início nos próximos dias, teremos a aprovação de Projetos, com tramitação a análise digital pelos servidores”, detalhou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luiz Augusto de Abreu.

A novidade entra em vigor a partir de segunda (17) para tramitação interna, externa e de protocolos para Prefeitura e Fundação Proteger. Para acessá-la, basta entrar na aba Serviços, na parte inferior do site oficial do Município. Logo, a instalação também está prevista para o Instituto de Previdência de Guarapuava.

Confira abaixo os serviços que estarão disponíveis da nova Plataforma Online GOVBR Processo Digital, a partir de segunda (17):

Protocolo WEB: cidadão conseguirá realizar a abertura e acompanhamento dos protocolos na Prefeitura de Guarapuava, através do Portal de Serviços, tais como numeração predial, corte de árvores, isenção do IPTU, regularização fundiária e recursos de processos administrativos, por exemplo.

Ouvidoria: espaço destinado para a abertura de uma demanda ao município, de forma rápida e clara, como também a possibilidade do georreferenciamento e inclusão de arquivos e fotos. Por exemplo, se o cidadão quiser oficializar algum tipo de denúncia ou reclamação sobre serviços e espaços públicos, como iluminação pública ou coleta de lixo, pode fazê-la de forma digital, inserindo ainda imagens que comprovem e detalhem sua demanda.

Participaram da cerimônia de lançamento os vereadores Samuel da Silva Pinto e Gilson Moreira da Silva, além do secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, de Finanças, Diocesar Costa de Souza, chefe de gabinete, Leonardo Rauen, presidente da Fundação Proteger, Antônio Carlos Martins Mino.

Da Assessoria