Foi aberta na noite de segunda-feira (14) a exposição ‘Raízes’, que homenageia a trajetória do artista palmeirense Ivonel Margraf. A exposição está aberta à visitação do público na Central de Atendimento ao Cidadão e apresenta algumas obras da vasta produção do artista.

Participaram da abertura da ‘Raízes’ o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Rodrigo Haniskievicz, o curador da exposição e sobrinho do artista, Mateus Margraf, e alguns familiares de Ivonel.

Nas obras expostas é possível observar o retrato de parte da vida do artista, pois em cada peça estão registradas histórias de seu cotidiano e paisagens de sua terra. “Seu trabalho acessível pelo tema e potente devido à grande quantidade de detalhes, evidencia o amor e o zelo pela vida e por sua terra. A paisagem em seu trabalho começa a ser representada já no suporte escolhido para suas pinturas, as lascas de madeira se tornaram marca registrada de sua produção artística”, destaca Mateus.

Exposição Raízes (2)O curador também explica que “por se tratar de um elemento de origem natural, cada obra se constituí como uma peça única em sua forma e em seu conteúdo. As suas pinturas geralmente retratavam as paisagens vividas e experienciadas pelo artista, misturando imagens de seus passeios e viagens por Palmeira e região à elementos frutos de sua criatividade, para compor visuais exuberantes e ao mesmo tempo singelos e acolhedores”, disse.

Ivonel Margraf, artista autodidata e que faleceu neste ano, iniciou sua jornada na década de 1970, ao lado de seu irmão Ivonei Antonio Margraf, participando de diversos salões e exposições de artes plásticas. Desde então contribuiu para desenvolver o cenário cultural de Palmeira e também levar o nome e os encantos do município para além de suas fronteiras.

Serviço

Exposição “Raízes: homenagem à trajetória do artista palmeirense Ivonel Margraf.

Horários: aberta de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Local: Central de Atendimento ao Cidadão, rua Luiza Trombini Malucelli, 134, Centro Cívico.

Observação: Para realizar a visitação é necessário seguir todas as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, sendo obrigatória a utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel 70%, assim como manter distanciamento seguro para os demais presentes.