Em um levantamento solicitado pelo D’Ponta News, a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMS) informou os casos de pessoas que procuraram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Paula após apresentarem sintomas gripais ou queixa de alguma doença respiratória. Os sintomas são parecidos com os que indicam a contaminação por coronavírus.

Confira abaixo os dados.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, os atendimentos de quem procurou o sistema público de saúde do município com algum tipo de doença respiratória ou sintoma gripal apresentou um grande crescimento, especialmente em maio e junho deste ano. Ao todo, 4.488 pacientes estiveram na UPA com sintomas de doença respiratória. Esses números englobam os meses de abril, maio e junho (até dia 25).

Em abril, a UPA fez, ao todo, 3.239 atendimentos. Destes, 1.339 foram de queixas respiratórias. Um total de 40% dos atendimentos. Já em maio, foram 1.559 atendimentos totais, sendo 1.434 queixas respiratórias. Cerca de 92% dos atendimentos. Até dia 25 [dia de fechamento deste levantamento], dos 1.796 pacientes que tinham passado pela UPA, 1.715, cerca de 95%, tinham queixas de problemas respiratórios.

Todos os pacientes com sintomas respiratórios são encaminhados para a UPA

De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, no mês de abril houve uma mudança no sentido de centralizar o atendimento e orientar que todos os pacientes com sintomas respiratórios se desloquem para a UPA do Santa Paula.

“Em abril, a Fundação Municipal de Saúde realizou uma alteração no fluxo de atendimento, de forma que todos os pacientes que sintomas respiratórios estão centralizados na UPA, seja coronavírus ou não. Então somente esta estrutura está realizando atendimento para este público.”, afirma a FMS em nota.

No Paraná

Ao menos 147 mil pessoas procuraram atendimento nos serviços saúde no Paraná, no mês de maio, com sintomas de síndrome gripal. É o que mostra a Pnad Covid-19, coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios que busca monitorar os impactos da pandemia no País. De acordo com o levantamento divulgado na quarta-feira (24) pelo IBGE, 898 mil pessoas que residem no Estado tiveram pelo menos um sintoma de síndrome gripal no mês passado, como tosse, febre, dor de garganta e falta de ar.

A amostragem também investigou quantos cidadãos apresentaram sintomas associados à Covid-19, com quadros simultâneos de febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito ou, ainda, perda de olfato ou paladar. No Paraná, 64 mil pessoas tiveram sintomas conjugados e, entre estas, 18 mil procuraram os estabelecimentos de saúde.

No Brasil

Em todo território nacional, no mês de maio, cerca de 24 milhões de pessoas no Brasil, 11,4% da população, mostraram algum dos sintomas de síndromes gripais. 4,2 milhões apresentaram sintomas conjugados que poderiam estar associados à Covid-19. E ao menos 3,8 milhões de pessoas com os sintomas pesquisados procuraram os serviços de saúde.

Por: Matheus Fanchin/Com informações: PMPG/SESA/Foto: PMPG