A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniu na manhã desta terça-feira (29) para dar seguimento à análise das propostas enviadas pelo Governo voltadas às forças de segurança do estado. O pacote de medidas prevê correção dos subsídios e distorções nas carreiras de policiais civis, científicos e da Polícia Militar.

O deputado Soldado Fruet (PROS) havia pedido vista do relatório favorável apresentado pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), na reunião na segunda-feira (28), sobre o projeto 106/2022 que trata da reestruturação de carreira das Polícias.

Soldado Fruet apresentou uma emenda modificativa dobrando os valores de aumentos da tabela proposta pelo Governo com utilização de recursos dos dividendos da Copel e Sanepar que cabem ao Estado. Ele sugeriu, ainda, mudanças em relação ao quinquênio, mantendo os 5% a que os policiais têm direito quando passam de uma referência para outra e que ficaram abaixo na nova tabela do Governo.  As alterações, contudo, não foram acatadas, sendo aprovado o parecer apresentado por Guerra.

Outro projeto analisado na Comissão, e que também tinha pedido de vista, foi o 108/2022 que institui preço público para cobrança de despesas com procedimentos da Policia Cientifica.

Ambas as propostas foram aprovadas com votos contrários do deputado Soldado Fruet. As matérias agora serão encaminhadas para votação no Plenário ainda nesta terça-feira.

da Alep