Na próxima quinta-feira (5) é celebrado o Dia Nacional em comemoração à Vigilância Sanitária, data em homenagem ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, um ícone na luta pela saúde pública. Para comemorar, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) irá realizar ações com temas diversos para informar e conscientizar a população sobre o papel da própria Visa.

No último ano a Vigilância Sanitária brasileira tem estado em foco em decorrência das ações de enfrentamento à pandemia. A ações de educação em saúde, como o uso da máscara, distanciamento social, lavar as mãos e a vacina, por exemplo, fazem parte da batalha diária e incansável dos profissionais de Vigilância Sanitária, os quais tem a imensa responsabilidade de prevenir, controlar, fiscalizar e diminuir os riscos à saúde da população.

Além de um órgão fiscalizatório durante a pandemia, a Visa municipal também é responsável pela avaliação, controle e licenciamento de todas as atividades exercidas dentro do município, como mercados, lojas, fábricas, serviços de saúde públicos e particulares, prestadores de serviço e todo tipo de atividade exercida regularmente.

Nas primeiras semanas de agosto, em alusão ao Dia Nacional em Comemoração à Vigilância Sanitária, a Visa irá realizar várias ações com temas diversos para informar e conscientizar a população de que o principal objetivo do setor é exercer o papel de ‘guardião’ do direito à saúde dos munícipes palmeirenses.

A abertura será nesta segunda-feira (2), com a publicação de materiais com o tema ‘O que é Vigilância Sanitária?’. Os temas dos dias seguintes serão: (dia 3) Posso produzir alimentos em casa para vender?; (dia 4) Saúde do trabalhador em grandes empresas; (dia 5) Saúde mental do trabalhador na pandemia; (dia 6) Riscos da automedicação; (dia 9) Incentivo à adoção de animais de rua e castração e (dia 11) Capacitação para rede particular de farmácias.

No dia 13, como encerramento das ações em Vigilância Sanitária, será inaugurado um novo espaço no site da Prefeitura de Palmeira, com a Consultoria Pública Sanitária, no qual será disponibilizado o formulário de inscrição para população que tenha interesse em iniciar uma atividade e ser assessorado por um profissional específico da área.