Devido aos serviços essenciais, quem precisa sair de casa em Guarapuava terá de usar máscara de proteção. Assim determina o decreto municipal vigente desde a última segunda-feira (6). O uso desse equipamento de proteção é obrigatório para embarque no transporte público coletivo, uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros) e aos demais aos estabelecimentos comerciais, como também para o desempenho de atividades em repartições públicas e privadas.

As máscaras utilizadas podem ser feitas de forma caseira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da própria Prefeitura de Guarapuava, que disponibilizou um vídeo (exibido ao fim desta matéria) ensinando as pessoas a fazer e usar as máscaras. “O uso de máscaras é obrigatório porque a OMS e o Ministério da Saúde verificaram que, em países onde se utiliza a mesma, há uma redução nos índices de transmissão da Covid-19”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

“As medidas do decreto prevêem que os estabelecimentos são obrigados a fornecer a higienização, mas ainda sim, os guarapuavanos devem ficar atentos no transporte público, lojas, bancos, para que o vírus não seja contraído em um desses descuidos. A lavagem constante das mãos e o uso do álcool em gel 70% contribuem na prevenção, assim como o distanciamento social. Somente cumprindo todas essas medidas, conseguiremos achatar a curva de contágio da Covid-19”, destaca a chefe do Departamento de Epidemiologia da cidade, Chayane Andrade.

Veja o vídeo divulgado pela Prefeitura Municipal de Guarapuava:

Com Informações/Imagem/Vídeo: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Guarapuava/Divulgação