A partir da próxima segunda-feira (20) crianças e gestantes poderão receber doses de vacina contra a influenza na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central. Enquanto as crianças devem receber a segunda dose da vacinação, as gestantes que ainda não tomaram ou tornaram-se gestantes recentemente, receberão a dose única.

Para as crianças atendidas nas ESFs da área rural, as doses estão disponíveis desde o último dia 13. Já as crianças residentes na área urbana devem aguardar até segunda-feira, devido ao tempo de encaminhamento das doses das demais unidades de saúde para a ESF Central.

Campanha de vacinação

No dia 30 de junho foi encerrada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Palmeira obteve um resultado bastante expressivo, atingindo a marca de 113,36% de cobertura vacinal, ultrapassando em mais de mil doses a meta estabelecida, que era de 8.119. Ao todo, 9.204 pessoas de grupos prioritários receberam vacinação no município.

População em geral

Entre os dias 6 e 10 de julho a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as doses remanescente da Campanha para a população em geral. 2.336 pessoas foram até ESFs ou até o Centro de Vacinação para receber a vacina contra a influenza.

De acordo com a enfermeira Conceição Rocha Buge, “a procura pela vacina surpreendeu a Secretaria de Saúde e superou as expectativas”. Segundo ela, o Centro de Vacinação, instalado no Ginásio de Esportes, foi fundamental para que tantas pessoas procurassem o serviço de vacinação.

No total, entre pessoas de grupos prioritários, com comorbidades e sem comorbidades, a Secretaria de Saúde de Palmeira administrou 15.561 doses da vacina contra a influenza.