Um grupo de professores das Universidades Estaduais do Paraná, que atuam no comitê gestor do programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR), retornou na semana passada de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. Representou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o professor Carlos Willians Jaques Morais. A viagem teve como objetivo articular parcerias com instituições de ensino superior da Europa e compartilhar experiências sobre os avanços na área da transformação digital e educação a distância (EaD), para tornar o aprendizado acessível para mais pessoas.

Para o professor Carlos, assessor especial da UEPG e professor do Departamento de Educação, a iniciativa reforça as metodologias de ensino. “Conhecer as experiências, os ambientes digitais e o sistema EaD europeu permite uma avaliação do trabalho que desenvolvemos”, constata. “Concluímos que a educação no Paraná está no caminho certo para alcançar mais municípios e estudantes”.

Em Madri, os professores visitaram a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a Universidade Francisco de Vitoria (UFV) e a Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned). Na sequência, em Lisboa, o roteiro incluiu visita técnica à Universidade Aberta (UAb), única instituição pública de ensino superior EaD de Portugal. A missão encerrou na Universidade do Porto (U.Porto).

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destaca a importância do intercâmbio de experiências no campo educacional. “Essa troca estimula inúmeras possibilidades de parcerias com as Universidades do Exterior, como mobilidade internacional para estudantes e professores. Também é possível ofertar disciplinas em conjunto e contribuir com a formação de professores para a atuação em prol de uma educação mais flexível”, afirma a docente, que também atua como coordenadora da UVPR.

A missão internacional contou, ainda, com a participação dos professores: Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Josimayre Novelli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Beatriz Helena Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Teresinha Esteves da Silveira Reis, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e Maria Ivete Basniak da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); além da assessora pedagógica da UVPR, Marta Clediane Rodrigues Anciutti.

UVPR

Iniciativa coordenada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), a UVPR consiste em uma rede de EaD que reúne as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. O intuito é ampliar com qualidade o número de vagas na graduação e pós-graduação e promover o aperfeiçoamento profissional de cidadãos paranaenses, por meio do ambiente digital de aprendizagem.

da UEPG