Comemorado em 12 de maio, conforme a lei estadual 20.193/2020, o Dia do Enfermeiro e dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem foi lembrado no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Dr. Batista (DEM), autor da lei.

A data também é comemorada internacionalmente e foi criada em homenagem à Florence Nightingale, “primeira enfermeira a fazer o trabalho de enfermagem, a cuidar do ser humano, a sentir a dor como se fosse dela para poder aliviar a dor do paciente. Assim que se faz o nosso trabalho, dos enfermeiros e técnicos”, disse o deputado.

Segundo a legislação estadual, durante a semana do Dia do Enfermeiro, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, serão desenvolvidas ações e campanhas que esclareçam sobre a importância da enfermagem e dos serviços prestados por seus profissionais. “Quando se fala nesse dia, nessa semana, é um dia de comemoração, de informação, que nós possamos trazer mais conhecimento para esses valorosos enfermeiros. Tenho a satisfação de trabalhar com muitos deles, pelo trabalho brilhante que fazem”, apontou. “Um trabalho com tanto amor, carinho que esse dia não podia ser esquecido. O que seria de nós cirurgiões médicos se não fossem os enfermeiros? Não faríamos nada. Chegamos ao centro cirúrgico e toda a aparelharem montada”, completou.

O deputado lembrou ainda daqueles profissionais que, infelizmente, foram vencidos pelo vírus da Covid-19. “Tantos perderam a vida para esse vírus traiçoeiro e não declinaram da profissão. Temos que valorizar esses profissionais que estão nessa pandemia na linha de frente, enfrentando e salvando vidas!”.

Da Assembleia legislativa.