A parceria entre o Tribunal de Justiça (TJPR) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) tem rendido bons frutos, desde a assinatura do acordo, em julho de 2021. Ao todo, 23 comarcas do estado já aderiram à cooperação técnica que contempla cinco iniciativas: Primeiros Passos, Jovem Mãe, Jovem Mundo Melhor, IMM Restaurativo e o Ambiente Virtual de Aprendizagem que disponibiliza cursos à distância.

De acordo com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, foram realizados 1.746 cursos online no Ambiente Virtual de Aprendizagem, 5.072 atendimentos dentro do Projeto Jovem Mãe, 1320 no Primeiros Passos, 645 atendimentos no Jovem Mundo Melhor e 753 no IMM Restaurativo.

As capacitações alcançam adolescentes que cumprem medidas protetivas e socioeducativas, acompanhados pelas Varas da Infância e da Juventude e Varas de Adolescentes em Conflito com a Lei do estado. São disponibilizados cursos nas áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, idiomas, administração, empreendedorismo e governança doméstica.

Profissionais da área que atuam nas prefeituras ou no Governo do Estado também têm acesso às capacitações chanceladas pelo TJPR.

Acordo de cooperação

Em julho de 2021, foi firmado o acordo entre o TJPR e o Instituto Mundo Melhor, com vigência de 60 meses. O objetivo da cooperação é unir esforços para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social que priorizam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

A entidade parceira disponibiliza gratuitamente os cursos e as capacitações. Ao TJPR competem as funções de articular a oferta dos cursos online – ofertados aos adolescentes acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude e Varas de Adolescentes em Conflito com a Lei – e de acompanhar a seleção e o cadastro dos participantes, adotando critérios justos e transparentes.

do IMM, com informações do TJPR