A tarifa inicial do novo plano de concessões das rodovias do Paraná, a PR Vias, sofrerá reajuste antes do lançamento do edital. A informação foi confirmada pela própria ANTT, que justificou que os valores nominais dos estudos de viabilidade foram referenciados uma data-base que deve ser atualizada. “O que se está fazendo no momento é a atualização da data-base dos custos referenciais do SICRO (Sistema Oficial de Custos Rodoviários), que embasa a orçamentação dos investimentos previstos nos estudos de viabilidade, passando da referência de janeiro de 2021 para outubro de 2021”, informou o órgão Federal.
O órgão ainda afirma que a atualização é determinação do TCU (Tribunal de Contas da União). “A atualização dos orçamentos para data-base mais recente do SICRO segue determinação do TCU e consiste em boa prática dos estudos de viabilidade, sendo procedimento comum aos processos de estruturação de concessões.” Apesar de já prever o reajuste, a agência ainda não informou os valores nominais que serão refletidos nas tarifas de cada praça ou lote.
Durante sessão plenária na segunda-feira (9), o deputado estadual Soldado Fruet relatou preocupação com a situação. “Se antes do edital ser lançado, a ANTT já vai rever os valores, imaginem após as concessionárias começarem a atuar”, afirmou. Ele estuda medidas judiciais para impedir a ação.
com informações de O Paraná e Alep Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Posts relacionados
Rede Clima TV
