A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante. Apenas pessoas que moram em área de risco imediato, na região logo abaixo da barragem (próximas ao Rio Tibagi), vão participar do simulado.

A Prefeitura Municipal de Tibagi informa que na próxima sexta-feira (10) a usina hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante irá realizar um simulado de evacuação no município. A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, estabelecido através da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal nº 12.334/2010 alterado pela Lei Federal nº 14.066/2020).

De acordo com a UHE Tibagi Montante, apenas as pessoas que moram próximas ao Rio Tibagi, ou seja, a área de risco imediato na região logo abaixo da barragem, vão participar do simulado. Elas são conhecidas como zonas de autossalvamento (ZAS).

Além disso, a usina contratou uma empresa que irá passar em todas as casas durante esta semana informando e convidando a população para participar da ação de segurança.

O simulado irá acontecer em duas etapas: uma às 10h e outra às 15h. A usina já sinalizou as rotas de fuga e os pontos de encontro, que ficam nas praças 18 de Março e Santa Paula.

Assim, a sirene irá emitir um alerta sonoro. Todos devem parar imediatamente o que estão fazendo e reunir as pessoas que estiverem em sua propriedade e seguir pela rota de fuga sinalizada por placas. Leve apenas objetos pessoais de extrema importância e que caiba em uma sacola. Atenção especial com pessoas com dificuldade de mobilidade. A equipe da usina e da Defesa Civil já realizaram esse levantamento para que não haja problemas durante o simulado. Por fim, siga pela rota de fuga até o ponto de encontro mais próximo sinalizado por placas.

da Assessoria. Foto: Pixabay