Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram um mutirão de testes de Covid-19 em servidores públicos do Estado que atuam no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e na comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, foram 188 exames em pessoas assintomáticas.

A coleta aconteceu terça-feira (3). Uma nova rodada de testes está programada para daqui 15 dias. A ação faz parte de um projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conta com financiamento do Governo do Estado e que tem o objetivo de ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus como estratégia de combate e controle da pandemia.

O exame aplicado é do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus, mas, ao invés do processo ser invasivo como acontece com o swab, ele utiliza uma amostra de saliva coletada no local.

A professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira destacou a importância da iniciativa. “Tivemos uma participação inicial dos servidores estaduais, mas nosso objetivo é aumentar ainda mais a adesão para que possamos identificar a fase pré-sintomática da doença e evitar a transmissão do vírus”, disse.

Na Unespar, a segunda rodada de testes foi aplicada em agentes universitários, professores, estagiários, estudantes e profissionais terceirizados, bem como em familiares de 1º grau co-habitantes nas cidades de Curitiba e Paranaguá.

INVESTIMENTO – Serão investidos no projeto R$ 1,4 milhão, viabilizados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a aquisição de equipamentos e melhoria de laboratórios de diferentes universidades do Estado do Paraná.

AEN.