Nos primeiros dias de agosto o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador realizou uma ação de identificação de possíveis falhas nos processos de trabalhos de grandes empresas com linha de produção.

A relação entre os treinamentos sobre acidente de trabalho e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados e com qualidade, reduzem o número de possíveis acidentes graves nos mais diversos setores das produções de fabricação.

Foram realizadas entrevistas em diversos setores das empresas municipais para que fossem identificados os pontos fortes e fracos na fiscalização de acidentes evitáveis. Um número considerável de entrevistados relatou ter conhecimento e ser regularmente capacitado sobre os mais diversos assuntos em relação a acidentes de trabalho.

Um fator importante a se considerar foram alguns relatos em relação a qualidade dos materiais fornecidos e treinamento para utilização dos equipamentos que muitas vezes são disponibilizados para os funcionários. Constatou-se, porém, que não é repassado o modo de utilização.

Todas as considerações feitas pelos funcionários serão repassadas posteriormente, de forma anônima, aos responsáveis, para que os mesmos possam avaliar a possibilidade de adequação e melhorias das ações das empresas.

O intuito da Vigilância Sanitária dentro do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador é promover justamente esse apoio técnico aos empresários, funcionários e aos munícipes que fazem parte da empresa ou serão compradores dos seus produtos.

“Cada ação realizada que possa se tornar uma melhoria ou incentivo a melhoria, trará a médio e longo prazo grandes resultados em relação aos índices de acidentes de trabalho nas empresas e promoverá melhora no ambiente de trabalho entre seus servidores. Este tipo de ação terá continuidade durante todo ano”, relata a fiscal sanitária, Simone Chaves.