A estabilidade do tempo permanece nesta segunda-feira (4) em todas as regiões paranaenses por conta da atuação da massa de ar seco. Não há previsão de chuvas para o primeiro dia da semana, mas as condições devem começar a mudar na terça-feira (5) e a chuva chega à região na quarta-feira (6), segundo previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Virá com uma massa de ar frio, que deve derrubar as temperaturas, o que vai proporcionar dias com frio mais rigoroso no Paraná, especialmente nas regiões Sul e Sudoeste do estado. Em Palmeira, segundo a previsão do Simepar, na quinta-feira (7) a temperatura mínima deve ser de 6°C.

O frio chega depois de uma quarta-feira marcada pela ocorrência de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento fortes. Ao longo do dia, a instabilidade avança rapidamente sobre as demais áreas do estado. Para a região de Palmeira, a previsão do Simepar aponta precipitações que podem chegar ao volume de 33 mm., acompanhadas de rajadas de vento com mais de 40 Km/h.

Nesta segunda-feira, na região Leste do estado, entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias e também no Sul o dia amanhece nublado, porém ainda de manhã o sol brilha e o tempo fica aprazível, enquanto no interior o sol predomina desde cedo com calor de mais de 30°C no noroeste e no oeste. Os índices de umidade relativa do ar diminuem muito nos municípios das faixas norte e oeste.

Os próximos dias serão de grandes modificações no tempo no Paraná devido ao deslocamento de um intenso sistema frontal que vai ocasionar pouco chuva, mas na sua retaguarda a mais forte massa de ar frio registrada até o momento, irá provocar queda acentuada das temperaturas em todo o Paraná, ou seja, vamos registrar vários dias consecutivos com frio rigoroso!

A terça-feira ainda será de tempo seco na maior parte das regiões paranaenses pois apesar do afastamento da massa de ar seco os índices de umidade relativa do ar continuam baixos na metade norte e centro leste do Paraná. Nesses setores o sol brilha e o tempo fica quente ao longo do dia, com temperatura máxima de 28°C em Palmeira. Nas regiões mais próximas da divisa com Santa Catarina, ou seja, no Sul, Sudoeste e Oeste, fronteira com o Paraguai e a Argentina, uma intensa onda frontal vai modificar o tempo.

Já na quarta-feira, a chegada da frente fria derruba a temperatura máxima para 18°C em Palmeira. Os termômetros devem registrar temperaturas baixas em praticamente todas as regiões paranaenses por conta das rápidas alterações nas condições do tempo. No entanto, a tão esperada chuva para por fim à estiagem prolongada deve ficar concentrada apenas na quarta-feira.

Por Leia A Folha