A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira, através da Vigilância em Saúde, informa e orienta à população sobre o risco para nova variante Covid-19, denominada Ômicron. Com o aumento do número de casos em países e províncias, assim como casos suspeitos, seguem as seguintes orientações:

Todas as pessoas que retornam de viagem de países com casos da nova variante devem informar a situação ao serviço de saúde municipal, para que sejam monitoradas por pelo menos 10 dias, mesmo que não apresentem sintomas gripais ou respiratórios, ou pelo menos por sete dias, caso apresentem laudo de Teste Rápido Antígeno ou RT-PCR com resultado Negativo.

A comunicação com a Central Covid Municipal deve ser feita pelos telefones: 3909-5095, 3909-5052 ou (62)98325-7366. O monitoramento é importante a fim de identificar possíveis sinais e sintomas da doença e para que as pessoas recebam informações de onde procurar atendimento de saúde caso necessário.

Todos os viajantes com sinais e sintomas gripais ou respiratórios (suspeitos) devem procurar os serviços de saúde municipal para avaliação médica e coleta de exame, informar a data que esteve em país com casos da nova variante e a data de chagada no Brasil, ou mais especificamente, em Palmeira. Estes deverão permanecer em monitoramento e isolamento até confirmação ou descarte do caso e seguir as orientações do serviço de saúde, com objetivo de quebrar o ciclo de transmissão da doença.

A Secretaria de Saúde de Palmeira esclarece que não possuímos casos confirmados para variante Ômicron em nosso município, porém, devemos seguir todos os protocolos de biossegurança para garantir a segurança de nossa população.