O deputado Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (13), um requerimento direcionado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao secretário de Saúde, Beto Preto, solicitando urgência na regularização do fornecimento da medicação Ustequinumabe (STELARA) para pessoas com a Doença de Crohn.

A Doença de Crohn é uma síndrome que afeta o sistema digestivo e tem como principal sintoma a dor abdominal associada à diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes, provocando risco à vida. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa.

“É o caso da Aline Aparecida Nogueira Bugliani, de 34 anos de idade, residente em Londrina, que é acometida pela Doença de Crohn, e não possui condições financeiras de arcar com o tratamento. Por isso, pedimos ao Estado a atenção especial para a regularização do fornecimento da medicação. O custo para aquisição do Ustequinumabe é muito elevado, tendo preços variando conforme a miligramagem, partindo de R$ 15.000,00 a R$ 30.000,00, o que impede muitas pessoas de fazerem o tratamento”, afirmou o deputado.

Foto: Biored

da Alep