Após erro de armazenamento, aproximadamente 300 doses da vacina contra a Covid-19 foram descartadas em Cascavel, na região oeste do Paraná.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, há cerca de 60 dias uma servidora responsável por armazenar os imunizantes retornou do local de vacinação com algumas doses, no final do expediente, e acomodou os frascos em uma geladeira própria.

Mas ela esqueceu duas pequenas caixas com 47 frascos que continham duzentas e oitenta e duas doses de vacina da Pfizer na caixa de transporte (térmica) fora da geladeira. Isso ocorreu numa sexta-feira.

Ao retornar na segunda observou a falha e imediatamente avisou o superior do ocorrido. Depois que a Secretaria tomou conhecimento, a Regional de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde foram notificados.

Com isso, recentemente a prefeitura recebeu a determinação de descartar estas vacinas por não estarem seguras para aplicação (elas estavam em quarentena, até então). Foi realizado o descarte como orientado pelo PNI. Agora a Casa Civil instaura um procedimento interno investigando e avaliando a responsabilização dos envolvidos.

do Paraná Portal