A castração de animais como principal estratégia para o controle de animais de rua é estabelecida pela Lei Federal 13426\2017. A referida lei estabelece a castração como único método permitido para controle de cães e gatos. É uma política pública de longo prazo considerada a mais efetiva e humanitária.

 

Entre os meses de fevereiro de 2022 e janeiro de 2023, foram castrados 339 animais através do programa municipal de castração, entre cadelas fêmeas, gatas fêmeas, gatos machos e cachorros machos. Em geral esses animais são microchipados nas clínicas veterinárias ou em suas casas. A maior procura tem sido em relação a cadelas fêmeas, seguida por gatas fêmeas.

Para incentivar a adoção de animais, qualquer animal que tenha sido adotado pelo site da Prefeitura ou por intermédio de ONGs e protetores parceiros são inscritos automaticamente no programa de castração.

No ano de 2023 serão realizadas ações em locais com maior proporção de cães nas ruas, com o objetivo de realizar educação para guarda responsável e incentivar essa população a se inscrever no programa.

Foto: Agência Brasil