Acontece nos dias 17 e 18 de junho a primeira Conferência Internacional On-line sobre Fabricação Aditiva (Online International Conference on Additive Manufacturing – OIC 3D 20), organizada por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  A inscrição para participar é gratuita e pode ser realizada pelo site, através do link. O evento busca congregar profissionais da indústria, da academia, da manufatura aditiva em geral e também demandantes de soluções via impressão 3D por meio de palestras de especialistas, com oportunidade para perguntas.

O docente Benjamim de Melo Carvalho explica que a ideia do evento surgiu a partir do projeto de produção dos protetores faciais em impressoras 3D. “Inicialmente, pensamos em fazer um evento presencial na região quando a situação atual melhorasse. Mas, percebemos que uma Conferência on-line seria melhor. Então, o evento deixou de ser local para se tornar internacional”, relembra.

Benjamim ressalta que este é um momento extremamente desafiador para países, empresas, instituições, profissionais da área de saúde, demais profissionais e também para cada indivíduo. “Diante desta crise da Covid-19, que exige respostas rápidas e de baixo custo, vemos a manufatura aditiva se destacando ao redor do planeta no desenvolvimento de soluções para minimizar o risco de contaminação de profissionais da área da saúde. Com o objetivo de responder rapidamente também aos desafios e oportunidades deste momento, surgiu a iniciativa de organizar a OIC 3D 20”, conta.

O congresso reúne especialistas da manufatura aditiva nas áreas de polímeros (FDM e SLA), metais e cerâmica, com convidados de empresas e de instituições de pesquisa brasileiras e internacionais. A comissão organizadora do evento é formada pelos docentes Benjamim de Melo Carvalho, Maurício Zadra Pacheco, João Carlos Gomes e Miguel Archanjo de Freitas Junior. Acompanhe a programação pelo site.

Informações/Foto: UEPG