Professores da rede estadual de ensino do Paraná podem se inscrever de 15 a 31 de março no curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências. Ele é organizado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) e apoiado pelo Governo do Estado, por meio das secretariais estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed).

Serão ofertados conteúdos que envolvem o letramento midiático, projetos de investigação e feira de ciências em uma programação de 60h/aula. O objetivo do programa é fomentar a participação colaborativa, na qual professores e estudantes participam do processo científico, em busca de soluções para os problemas da realidade em que estão inseridos, e dessa forma, estimular a formação do cientista cidadão.

As aulas iniciam no dia 22 de abril e seguem até 30 de junho. Serão oito horas de aula síncrona, com a participação em tempo real, e o restante assíncrona. O curso é resultado de uma parceria interinstitucional que envolve todas as instituições públicas de ensino superior do Paraná. O conteúdo da formação será disponibilizado pela plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa ligado à Seti. A certificação dos participantes será dada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR Aberta).

Nesta segunda edição do curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências, serão selecionados 500 alunos; 20 professores em posição de direção nas escolas e 480 para os docentes que estão em atuação nas salas de aula. Em 2023, participaram do curso 494 docentes das secretarias municipais e da rede estadual.

O PICCE integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação Para Ciência que tem como proposta a divulgação e comunicação científica. O Napi, proposto pela Fundação Araucária, reúne as instituições de ensino superior do Paraná para desenvolver e realizar ações com atuação na área de divulgação e popularização da ciência.

O edital está disponível no endereço picce.ufpr.br e as inscrições podem ser feitas online de 15 a 31 de março pelo link do formulário de inscrição https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8.

Serviço

Inscrições: https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8;

Edital: picce.ufpr.br;

Prazo: entre 15 e 31/03/2024;

Valor: gratuito;

Carga horária: 60 horas/aula.

Foto: UEPG

da AEN