A professora Cleide Lavoratti, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ministrou, na última sexta-feira (21), uma palestra sobre direitos de crianças e adolescentes, na sede Ordem dos Advogados do Brasil em Ponta Grossa. A fala aconteceu durante evento promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Departamento da Política para Criança e Adolescente da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

O evento reuniu cerca de 200 profissionais que atuam pelo Sistema de Garantias de Direitos do Paraná, como conselheiros, profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança públicas. O encontro promoveu debates na área da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, como informa a professora Cleide. “O tema foi relacionado à situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19, violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Em 2022, os municípios paranaenses estão realizando Conferências Municipais a respeito do tema. A etapa estadual deverá ser realizada de janeiro a agosto de 2023, enquanto a nacional ocorrerá em novembro do ano que vem. Cleide afirma que discussões como essa ajudam a aprovar propostas para a construção de políticas públicas, além de conectar pessoas e instituições que pactuam compromissos com a população infantojuvenil. “As Conferências são muito importantes para fortalecer o processo democrático brasileiro, porque são espaços diretos de participação popular, nos quais se levantam as demandas dos usuários e profissionais da área da infância e juventude”, completa a professora.

Foto: Jéssica Natal

da UEPG