A primavera começa às 22h04 desta quinta-feira (22) e termina em 21 de dezembro às 18h48. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação o tempo fica estável na maioria das regiões, com algumas chuvas isoladas na área da divisa com Santa Catarina.

Os modelos climáticos dinâmicos e estatísticos indicam a intensificação do fenômeno La Niña com probabilidade de 80 a 90%, que influenciará o clima no Paraná. A temperatura média do ar ficará dentro da normalidade para a estação em quase todo o Estado. A exceção é na Região Leste, onde deve situar-se ligeiramente abaixo da normal climatológica. “Estão previstas grandes oscilações da temperatura do ar, com a continuação de variações bruscas semelhantes às registradas em agosto e na primeira quinzena de setembro, porém mais curtas e associadas à passagem de frentes frias sobre o Paraná”, observa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

O cenário climático sugere que o volume de chuva ficará abaixo da normal climatológica em todo o Estado. A causa está na passagem de frentes frias e/ou quentes e outros sistemas de precipitação de curta duração. Desenvolvem-se em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar e em áreas próximas, como Paraguai, norte da Argentina e estados vizinhos.

do Simepar