A Polícia Rodoviária Federal encerrou à meia noite do domingo (09) a Operação Semana Santa 2023. Na circunscrição da Delegacia de Ponta Grossa, que compreende as Unidades Operacionais de Ponta Grossa, Tibagi e Balsa Nova, foram registrados 10 acidentes com 3 mortos e 14 feridos.

Os principais tipos de acidente atendidos pelas equipes foram: colisão frontal, saída de pista, colisão com objeto e colisão transversal respondendo, em conjunto, por 80% dos acidentes. A reação tardia ou ineficiente do condutor foi a principal causa, aparecendo em metade das ocorrências.

O acidente mais grave ocorreu no primeiro dia de operação (06), por volta das 20h50, no km 505 da BR 376, em Ponta Grossa, momento em que ocorreu um engavetamento resultando em 2 pessoas mortas (mãe e filho, de 37 e de 7 anos, respectivamente) e 6 pessoas feridas. O condutor do caminhão causador do acidente foi encaminhado à Polícia Civil porque o veículo encontrava-se com os freios isolados, o que contribuiu de maneira definitiva para que o acidente atingisse às dimensões que alcançou. Em 2022, foram registrados 7 acidentes com 6 feridos.

Na questão operacional, foram fiscalizados 721 veículos, 783 pessoas e realizados 340 testes de etilômetro. Dessa fiscalização 3 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um deles foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil por crime de trânsito; 264 veículos foram flagrados em excesso de velocidade, um deles a 157km/h em local onde a velocidade máxima é de 110km/h; 16 ocupantes de veículos não utilizavam o cinto de segurança e 5 crianças estavam sendo transportadas sem o dispositivo de retenção de crianças, a cadeirinha; 56 motoristas foram flagrados realizando ultrapassagens indevidas e 1 condutor foi notificado por utilizar o aparelho celular enquanto dirigia; 6 veículos transportavam carga acima do limite regulamentar totalizando 68.229kg de excesso.

Além dos números anteriores, 24 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por problemas de documentação ou por não apresentarem condições de segurança para transitar nas rodovias e 60 veículos tiveram seus documentos recolhidos para regularização e posterior apresentação nas unidades da PRF.

Informações e foto PRF