Com o objetivo de reconhecer ações de desenvolvimento de municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/PR lançou, nesta quinta-feira (11), o Prêmio Cidade Empreendedora. A novidade foi anunciada no Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, que aconteceu de forma online. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site https://www.sebraepr.com.br/servicos/premio-cidade-empreendedora/.

A premiação é resultado de uma parceria do Sebrae/PR, Governo do Paraná e o Fórum Paranaense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

“O programa Cidade Empreendedora estimula a criação de políticas públicas para os pequenos negócios, que são os maiores geradores de emprego no estado e também o maior número de empresas formais. É importante reconhecer e premiar quem tem esse olhar, quem estimula esse ciclo virtuoso e faz ecoar as boas práticas”, pontua o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Conforme Agostini, a melhoria no ambiente será medida através do Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M). Os municípios que obtiverem performance acima de 8 estarão na classe Ouro, com índice maior que 7 na classe Prata, e com índice maior que 6, na classe Bronze.

O Programa Cidade Empreendedora acontece em 129 municípios paranaenses e tem como objetivo fortalecer a economia local, incentivar o empreendedorismo, contribuir para a geração de emprego e renda, assegurar melhores condições de atuação dos servidores públicos e fomentar a liderança, desburocratização, educação empreendedora e compras públicas.

Todos que participarem serão premiados conforme o desempenho, mas o objetivo é estimular a alta performance. Também serão reconhecidas as cidades com melhor avaliação nas categorias ‘Simplificação e Desburocratização’, ‘Liderança e Governança’, ‘Educação Empreendedora’, ‘Acesso a Mercados’, ‘Acesso a Crédito’ e ‘Destaque e Inovação’.

Os interessados em participar da premiação receberão consultoria especializada do Sebrae/PR para a elaboração do projeto, sem custos.

da assessoria