A Prefeitura de Ponta Grossa informa, que devido a problemas com a impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), foi prorrogada para 31 de março, tanto o pagamento da cota única com desconto de 15% para que tem direito, como também a primeira prestação para quem optar pelo parcelamento. A Administração reforça que o serviço está disponível pela internet, através do site da Prefeitura. As demais parcelas do IPTU continuam com vencimento previsto para o dia 20 de cada mês.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os munícipes que estiverem com o tributo de anos anteriores em dia e optarem pelo pagamento à vista, terão como benefício 15% de desconto sob o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano até o dia 31 de março. “Para o pagamento parcelado, estendemos o prazo também até o último dia do mês somente da primeira parcela, de forma que será dividido entre os meses de março a dezembro, sempre no dia 20 de cada mês”, comenta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Para 2022, o tributo foi lançado para mais de 175 mil cadastros, aproximadamente 10 mil a mais que no ano anterior. O valor total lançado para este ano, considerando IPTU e taxa da coleta de lixo é de R$ 158 milhões, R$ 16 milhões a mais que em 2021. Este ano não houve reajuste no IPTU e taxa de coleta de lixo, foi feita apenas a reposição de 10% da inflação.

A Prefeitura lembra que os boletos já podem ser consultados e emitidos online pelo Portal do Contribuinte. O tributo municipal pode ser pago nas instituições

Isenção e revisão

Com o lançamento do IPTU 2022, também estão definidos os prazos para protocolar pedidos de isenção e revisão dos valores. O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 17 de setembro. O pedido de revisão pode ser feito tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também já pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online, também com prazo final para 17 de setembro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa, caso o valor fique em aberto.

Prazos

31/03 – pagamento à vista com 15% de desconto para contribuintes adimplentes

31/03 – vencimento da 1ª parcela (nas demais 9 parcelas o vencimento é todo dia 20, de abril a dezembro)

17/09 – prazo final para protocolar pedido de revisão do valor

17/09 – prazo final para protocolar pedido de isenção do tributo

da assessoria