Líderes religiosos estiveram reunidos com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, para discutir a abertura de igrejas e templos religiosos em meio a pandemia da Covid-19. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (29), no auditório na própria Secretaria de Saúde.

Apenas sete líderes religiosos compareceram na reunião e expuseram suas opiniões, falaram sobre como está o momento de suas igrejas e apontaram soluções. A secretária de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, juntamente com servidores da área, participaram das discussões.

Para Fabiani, a reunião foi bastante proveitosa. “Os participantes foram muito francos e falaram sobre dados e informações que podem nos auxiliar para ter um respaldo técnico para tomar uma decisão. Agora vamos avaliar diversos fatores para chegar a um consenso”, destacou a secretária.

Reunião Saúde Igrejas (2)A realização da reunião foi feita após a Secretaria de Saúde receber um documento protocolado, enviado por uma igreja do município, solicitando a abertura das igrejas e templos religiosos. “Estamos acompanhando todos os setores e suas demandas. Entendemos todos, é um momento que ninguém gostaria de estar passando, mas algumas medidas são necessárias para preservar a saúde da população”, disse Fabiani.

O setor de Vigilância em Saúde também esteve presente na reunião e pediu a colaboração de todos os líderes religiosos do município. “Estamos recebendo denúncias de igrejas que estão abrindo escondidas, reunindo seus fiéis e ignorando as orientações. Muitas dessas denúncias estão partindo dos próprios fiéis, que se mostram preocupados com a situação. Precisamos da ajuda de todos”, disse Angela Haas Dias, chefe do setor.