Prezados porto-amazonenses, informo à população que desde o dia 16 de março a Prefeitura está tomando diversas medidas de combate à infecção causada pelo coronavirus – Covid-19, visando garantir a saúde de todos e evitando sua transmissão em nosso município.
Dia 17 de março publicamos o Decreto n° 09, de 17 de março de 2020, junto com o Departamento Jurídico e a Controladoria Interna. O Decreto está anexado a este informativo. Dentre as medidas tomadas, determinei:
– A suspensão das aulas nas escolas municipais;
– O cancelamento dos eventos ao público da terceira idade, sendo reuniões semanais ou aulas de atividade física.
– A recomendação para suspensão de eventos ao público, de qualquer natureza, independente do número de pessoas, por prazo indeterminado.
– Que os servidores públicos com doenças crônicas, com problemas respiratórios, gestantes e lactantes, serão dispensado de seus serviços para que fiquem em suas casas.
Nesta segunda-feira, será solicitado aos servidores públicos com idade igual ou superior a 60 anos de idade para que também fiquem em suas casas.
É nosso dever tomar medidas para que protejam nossos idosos, crianças, jovens e a população como um todo.
Peço que nos ajudem a proteger nossos idosos, nossos pais, nossos avós, nossos tios, enfim, todos que fazem parte do grupo de risco durante essa pandemia.
O departamento de saúde terá todo o cuidado assistencial com nossos idosos. Os idosos de nosso município que fazem o uso de medicamentos controlados, fornecidos mensalmente pelo município, terão estes medicamentos entregues em domicílio, para que evitem sair de suas casas. O pedido e o agendamento destes medicamentos podem ser feitos pelo contato 32561205.
As receitas prescritas para os medicamentos de uso contínuo serão ofertadas para um período maior de tempo, a fim de que o idoso não necessite ir em um curto espaço de tempo ao pronto atendimento.
É Fundamental o cuidado com os idosos, eles são o público mais vulnerável. A nossa orientação, como de todos os governantes, é que os idosos saiam de casa somente em extrema necessidade.
Na semana que vem nos encontramos na campanha anual de vacinas. As vacinas a todo público será previamente agendada.
Ao público com idade de 60 anos ou mais, as vacinas serão domiciliares, em locais arejados e previamente agendadas, garantindo assim a imunização de nossos idosos. Lembrando que esta vacina não imuniza contra o covid 19 coronavirus.
Para nos protegermos do Coronavírus, o que temos de mais acertivo nesse momento é o isolamento social, o que certamente evita a contaminação e a disseminação do vírus.
Sabemos que a decisão de isolamento tem grandes repercussões econômicas, entretanto, devemos buscar em primeiro lugar a saúde das pessoas, priorizando a vida.
Nossa maior arma contra essa pandemia é a prevenção, ficando em casa o máximo possível e mantendo a nossa higienização quando saímos e quando chegandos, evitando também qualquer aglomeração.
Essa luta é de todos nós! Para vencermos juntos essa Pandemia, devemos seguir as recomendações e ter consciência de nossos atos, pois estamos enfrentando um dos mais tristes momentos da nossa história.
Deixo a população ciente que hoje, a partir das 14h, haverá uma reunião com o Governador do Estado e seus Secretários, em conjunto com o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) para que juntos, tracem as novas medidas para combater o covid-19 e evitar a sua propagação.
Após esta reunião, daremos início a um novo Decreto que trará informações sobre o funcionamento dos pontos de comércio de nosso município, e também sobre as novas orientações e medidas feitas pelo Governo do Estado.
Reforço para que evitem aglomerações e saídas desnecessárias de suas casas, principalmente os idosos.
Estamos passando por um momento muito difícil, mas com fé em Deus, vamos superar juntos todas as dificuldades.
Oremos pelo nosso município, pelo Brasil, e pelo mundo.
ANTONIO ALTAIR POLATO
Prefeito Municipal
Da Assessoria