Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que o município foi contemplado com o título de “Cidade Amiga dos Animais”, prêmio oferecido pela associação World Animal Protection (WPA) para reconhecer as melhores estratégias usadas pelos governos locais da América Latina para lidar com as populações de cães e gatos de forma sustentável e humanitária.

Selecionada entre 120 projetos, Ponta Grossa é uma das seis do Brasil e a única dos Campos Gerais que integra as cidades ganhadoras da edição 2019 do prêmio.

“Ponta Grossa figura entre as 10 cidades da América Latina com as melhores estratégias de proteção animal. Somente dizer que o município ganhou o prêmio mundial da WPA já diz tudo, não precisa falar mais nada”, afirma Rangel.

O prefeito lembra que, em 2012, o município tinha cerca de 55 mil cães abandonados “Não se consegue mudar isso da noite para o dia. É necessário um projeto de castração e atendimento”, comenta. Ele destaca a importância O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), um abrigo transitório para os animais coletados pela Patrulha Animal.

Rangel aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dos protetores dos animais de Ponta Grossa “Foram os protetoras que nos ajudaram com boas ideias de programas que a gente acabou instituindo através da Prefeitura. Muito obrigado a todos os protetores ”, diz. “O mais importante é a história. Demonstra que tem muita gente profissional atrás desse grande prêmio. Parabéns, Ponta Grossa”, comemora.

O prefeito anunciou também a inauguração de um hospital especializado no tratamento de animais silvestres nos próximos dias. “A gente tem muito problema, principalmente nas estradas, de animais que são atropelados e que não tinham atendimento. Agora nós vamos ter atendimento para a recuperação desses animais”, afirma. De acordo com Rangel, será o primeiro hospital deste tipo no Paraná e capacitado para o atendimento de todos os municípios dos Campos Gerais.    As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, transmitido pela Rádio Mundi FM.

Imagem: Prefeitura de Ponta Grossa   informações