A Polícia Civil de Ponta Grossa realizou nesta quinta-feira (01) uma megaoperação na cidade de Arapoti, na região dos Campos Gerais. A ação contou com diversos agentes, cães farejadores e apoio aéreo do helicóptero da força policial civil. A operação foi dividida em três frentes principais de combate ao crime, veja a seguir as divisões:

1) Combate ao tráfico e roubos de veículos (camionetes) para trocar por drogas:

Na primeira fase, um adolescente que foi apreendido e um criminoso que assediava adolescentes para praticar roubos de veículos na cidade (para trocar por drogas) foi preso depois de um amplo trabalho de investigação. Ele deverá responder por tráfico, associação criminosa, roubo e corrupção de menor. Recentemente, outro comparsa foi preso por envolvimento nesses crimes e por ter praticado furto em um comércio na área central. Na continuidade dos trabalhos, foram identificados vários pontos de venda de drogas no bairro dele e em outros próximos. Na data de hoje, foram cumpridos 7 (sete) Mandados de Busca somente nessa área, além de outros 5
(cinco) que já haviam sido cumpridos na fase anterior, totalizando 12 (doze) Mandados cumpridos nesse caso. Em uma das ocasiões, os policiais evitaram que uma família fosse tomada como refém pelos criminosos que queriam levar a camionete deles. Em outra ocasião, por vários dias os investigadores fizeram escolta velada de uma vítima, sem mesmo que ela soubesse, para protegê-la de assalto de uma camionete vermelha.

2) Combate ao furto e receptação de fios de cobres, baterias, uso de arma de fogo e tráfico de drogas.

Tal caso está associado à continuação da investigação que levou à prisão alguns investigados pelo furto de transformadores e fios de cobre que deu prejuízo de R$ 100.000, 00 para empresa SANEPAR. Dois criminosos foram presos na primeira fase; um deles fugiu quando percebeu a chegada da polícia. Vários outros casos de furto foram esclarecidos a partir dessa ação e uma quadrilha desmantelada. Na data de hoje,  foram cumpridos mais 2 (dois) Mandados de Busca na área rural, totalizando 10 (dez) mandados cumpridos nesse trabalho.

3) Investigação de vários pontos de drogas distribuídos na cidade e denúncias de disparos de arma de fogo.

A partir de vários trabalhos de investigação, foram identificados pontos de vendas de drogas em diversos bairros do município. As investigações atenderam aos apelos da população realizados por denúncias de tráfico de droga. O crime de tráfico tem uma característica particular, por servir como incubadora de outros crimes, por isso a necessidade do combate com rigor. Foram cumpridos hoje, no total, 22 Mandados em lugares potenciais de tráfico e posse de arma. Foram apreendida uma arma de fogo, porções de maconha e de crack.

RESULTADOS:

1ª FASE: 
– 11 pessoas conduzidas (3 delas permaneceram presas + 2 menores apreendidos)
– 4 armas de fogo;
– Droga (Um tablet de 800g maconha)
– Recuperação de diversos produtos de furto e roubo;
– Dinheiro apreendido;
– Vários crimes de furtos solucionados.

2ª Fase (01.10.2020)

– 15 pessoas conduzidas ( 3 autuadas em flagrante; 5 autuadas em termo circunstanciado);
– drogas -cocaína, crack e maconha-;
– 1 arma de fogo;
– munições;
– Dinheiro apreendido.

Imagens: Sesp/Informações: Polícia Civil.