Na próxima semana, pode nevar novamente em Santa Catarina, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). O fenômeno pode ocorrer na quarta-feira (26), mesmo após um leve aquecimento das temperaturas durante o fim de semana.

Segundo a previsão do tempo, as temperaturas sobem gradualmente a partir de quinta-feira (20), após o sistema de alta pressão que atua sobre o Estado perder força. No domingo (23), o aquecimento pré-frontal dessa massa de ar eleva ainda mais as temperaturas, que devem chegar a 25 ºC em várias regiões.

O tempo muda novamente na terça-feira (25), quando uma intensa frente fria e uma massa de ar polar, vinda do Sul, começam a atuar no Estado. Estas condições fazem as temperaturas caírem e, combinada com a nebulosidade vinda do oceano, pode trazer as condições perfeitas para a ocorrência de neve no Estado.

A chance de neve para o dia 26 ainda é pequena, já que para cravar um fenômeno dessa magnitude, é preciso pelo menos de 24 a 48 horas de antecedência. Mesmo assim, a Epagri não descarta a possibilidade.

A primeira neve de 2023 registrada em Santa Catarina ocorreu na madrugada da última sexta-feira (14), em São Joaquim, Bom Jardim da Serra e também em Urubici.
Foto: Freepik/Reprodução