O Paraná alcançou, neste domingo (14), a marca de 9.583 casos confirmados de coronavírus e 326 mortes pela doença. Diversas cidades paranaenses estão adotando medidas mais rigorosas para aumentar o isolamento social e evitar um contágio maior durante esta semana.

Em nota publicada na noite de domingo, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e médico do hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, Clóvis Arns da Cunha, ressalta a importância do distanciamento e da situação no estado.

Na declaração, Arns diz que o Paraná deve enfrentar a “pior semana” da pandemia de covid-19. “Mesmo hospitais privados de Curitiba já estão sem vagas de UTI ou com poucas disponíveis. Vários internamentos nas últimas 24 horas! Se conseguirmos convencer a população a seguir as medidas de isolamento social, provavelmente, conseguiremos voltar a ter a epidemia ‘sob controle’ em quatro a seis semanas”, afirma.

O médico também repassa alguns recomendações aos moradores do estado. Confira a nota na íntegra:

Prezados Colegas e Amigos!
Quase com certeza, vamos enfrentar a pior semana da epidemia da covid até agora em Curitiba e no Paraná. Mesmo hospitais privados de Curitiba já estão sem vagas de UTI ou com poucas disponíveis. Vários internamentos nas últimas 24 horas!! Se conseguirmos convencer a população a seguir as medidas de isolamento social, provavelmente, conseguiremos voltar a ter a epidemia “sob controle” em 4 a 6 semanas. Se não conseguirmos, poderá acontecer aqui o que todos vimos em outras cidades no mês de maio. O estado do RS também está enfrentando a mesma situação do PR. Estados do Centro-Oeste, como MT, MS e GO, também registraram um aumento significativo de casos nesta última semana.

Enfim, acreditem, é o momento de cada cidadão fazer , mais do que nunca, sua parte e evitar aglomerações e locais que não oferecem as 3 regras fundamentais de prevenção : 1) uso de máscaras; 2) distanciamento físico de 1,5m; 3) higienização de mãos.

Será importante seguirmos as orientações das secretarias municipais e estaduais de saúde!! VÁRIAS instituições de saúde e municípios do PR estão com dificuldades de comprar respiradores , oxímetros e ter equipe de enfermagem e/ou médica para abrir mais leitos!!!

Vamos juntos vencer a covid!

Com informações: Ricmais/Imagem: Freepik