Entre prédios e casas de alvenaria, elas desaparecem silenciosamente; algumas ainda permanecem firmes, buscando serem reconhecidas e lembradas por sua participação importante na história dos primórdios da civilização e da instalação dos colonizadores e imigrantes que aqui chegaram, formando nossa cidade.

Estamos fazendo referência as casas e casarões de madeira de nosso Município, que já foram imponentes, mas que ainda trazem beleza e história de um importante ciclo econômico no desenvolvimento. Sendo a memória desse ciclo econômico permanece registrada na materialidade das antigas serrarias, de antigos implementos preservados, documentos e fotografias.

Acervo este que passa a fazer parte da exposição on line: “Palmeira em Madeira”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, por meio do Museu Histórico Municipal Dr. Astrogildo de Freitas, disponível a partir da próxima quarta-feira (29).s data

Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Waldir Joanassi, a pandemia alterou os serviços de fornecedores e consequentemente a reabertura do museu, contudo, o museu não deixou de cumprir sua função social e foi de encontro a comunidade. De um jeito inovador e aproveitando as plataformas digitais o “Palmeira em Madeira” vai encantar os palmeirenses, uma forma de distração nesta quarentena.

Com fotografias do acervo, algumas inéditas; alguns documentos; e um vídeo exclusivo de fragmentos histórico com relatos de alguns moradores da localidade de Santa Barbara, local referência na arquitetura em madeira, com alambrequins; a exposição faz um resgate a memória, história e tradição da exploração, usos da madeira no município, levando ao visitante uma viagem ao tempo, sem sair de casa.

IMG_6519“A princípio, nossa ideia era abordar a exploração e a história do ciclo econômico, porém, ao nos depararmos com tantas fotografias de moradias em madeira, vimos ali a chance de abranger a questão cultural, a arquitetura, a imigração, enfim, fazer uma exposição mais ampla, inclusive possibilitando uma maior identificação do povo palmeirense com a mesma”, explicou Paulo Taufer, Chefe de Cultura e Patrimônio Histórico de Palmeira.

Além das sessões documentais, fotografias de acervo e o vídeo, a exposição conta com uma sessão dedicada as casas em madeira, que ainda permanecem no cenário cotidiano dos bairros de nossa cidade.

Museu Histórico Municipal Dr. Astrogildo de Freitas

Com suas atividades de visitação suspensas desde 2017, devido a ampla reforma realizada no Solar Jesuíno Marcondes, atual instalação do Museu Histórico Dr. Astrogildo de Freitas, estão com os dias contados para retomar a receber turistas e munícipes que desejam conhecer mais sobre a história da Cidade Clima.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo, Waldir Joanassi, muito em breve o Museu Histórico, estará funcionando novamente atendendo a população e visitantes. “Tivemos alguns enlevos durante o processo de reforma, atrasos esses devido a nossos fornecedores serem de outros municípios, não cabendo a nós os atrasos”, conta Joanassi.

Mas segundo a curadoria do Museu, está sendo executada a etapa final antes de abertura do mesmo, onde projeto expográfico está quase pronto, sendo que 60% do mobiliário está entregue, e o projeto gráfico está aguardando autorização de empenho para execução. “Além dos atrasos habituais, a pandemia afetou nas entregas dos fornecedores, respeitando as orientações dos demais municípios sobre aglomerações e serviços essenciais, atrasando assim as entregas já que os fornecedores precisaram sessar suas atividades”, explicou o secretário